Antonio Jezuino Pires de Oliveira 54 anos conhecido no mundo da capoeira como Professor "Barba" do Grupo de Capoeira Ilhado Maita, Nasceu na cidade de São paulo e lá conheceu a capoeira e pratica a mais de 10 anos.
Professor, Qual foi o o Seu Primeiro contato com a Capoeira?
R-Quando eu tinha meus 23 anos de Idade por intermédio da minha esposa que me apresentou o seu sobrinho mais velho que hoje é fundador do Grupo Ilha do Maita.
O que levou o senhor a Praticar? Teve algum motivo especial?
R-Eu sempre tive comigo o lado do esporte quando agente é moleque agente brinca muito de bola. quando chega a idade adulta ai desperta o interesse em alguns de continuar com esporte. ai como eu falei por intermédio da minha esposa conheci o sobrinho dela que era mestre ai fui fazer uma visita no local de treino e dai por diante comecei a treinar e gostei e estou até hoje.
O que a capoeira representa na sua vida?
R-Tudo.Auto-estima, auto defesa,amizade,saúde para o corpo por que é atividade física e uma infinidade de coisas.Arte, a palavra arte, o significado da palavra arte , musicalidade,instrumento, movimentação. Eu comparo ela mais ou menos como o futebol, futebol é arte então eu comparo a capoeira nessa parte capoeira é arte alem de ser luta.
Como é o seu apelido no mundo da capoeira?
R-Eles me chamam de professor barba por motivo de eu usar sempre barba.
Como o senhor define a palavra capoeira?
R-Eu defino assim, na área do esporte e luta arte marcial, é o sentindo mais amplo da palavra ela é muito completa então se agente for falar aqui é uma infinidade de coisa e vai tomar muito tempo.
O senhor lembra de alguma roda inesquecível?
R-Se agente for analisar como capoeira mesmo toda roda oficial bem organizada ela marca, sempre tem alguma coisa que marca.
Mais tem alguma especifica que o senhor lembra?
Eu tenho uma que não faz muito tempo, porque meu histórico da capoeira é assim, eu comecei a treinar com o meu mestre que por infelicidade ele já faleceu. Teve um tempo que eu fiquei parado e depois voltei e o meu primeiro ano quase que eu não conseguia acompanhar eu já estava pensando em desistir ai meu mestre me fez uma homenagem sem eu saber e dai pra frente eu me animei e Graças a Deus eu conseguir pegar o ritmo e essa Roda me Marcou.
O senhor pode dizer quem é seu mestre?
R-Domingos Sálvia, irmão mais novo do meu mestre que fundou o Grupo, eles eram em três Mestre Batista, Mestre Gerente e Domingos que é o mestre Mingo que é o mestre que toma conta do Grupo.
Vamos fazer um jogo Rápido da Capoeira.
Um golpe?: Meia Lua de Compasso
Um mestre?: Não da pra falar só de um prefiro ficar com o Mestre Bimba e Mestre Pastinha.
Um cantador?: Mestre Toni Vargas
Um lugar?: Barueri - SP
Uma musica?: Parana uê
Uma frase?: Eu procuro ressaltar quando eu tenho a oportunidade as vezes nem sempre o Mestre Jesus.
Professor muito obrigado pela sua entrevista. O senhor pode deixar uma mensagem para os Capoeiristas do blog?
R-A mensagem que eu posso deixar pra vocês é aqueles que são capoeiras de verdade. Devido a evolução hoje em dia tem muito modismo né?, porque quando agente fala em esporte agente fala em juventude que são eles que no futuro vão tomar canto, sejam discípulos porque o discípulo é diferente de tudo que você pensar na questão de aluno,iniciante,graduado,professor."O Significado da palavra discípulo para mim é aquele que anda lado a lado com seu mestre".
Facebook do Grupo Ilha do Maita: Facebook.com/ilhado.maita
Fan Page: Facebook.com/GrupoIlhaDoMaita
Nenhum comentário:
Postar um comentário