A música define muito mais do que o ritmo nas rodas de Capoeira.
A música define muito mais do que o ritmo nas rodas de Capoeira. Ela é a base do jogo corporal ,não sendo possível existir um sem o outro . Na capoeira a música acontece em forma de canto ,acompanhado por palmas e pelos instrumentos musicais: berimbau Gunga, berimbau Médio ,berimbau Viola , pandeiros , agogô , reco-reco e atabaque . O caxixi é executado pelo tocador do berimbau , que utiliza também uma moeda e uma baqueta.
Na roda da capoeira o berimbau é o principal e mais importante instrumento. Ele remete a momentos significativos do passado, onde o berimbau tinha papel importante, pois cada tipo de toque era usado para dar sinais de alerta ou avisos aos jogadores. Estes códigos ao longo do tempo foram se adaptando aos tempos modernos e continua sendo importante se estar atento à música e ao ritmo enquanto se joga, como também é importante atenção entre os tocadores, com o que acontece dentro e fora da roda pois daí vem todas as informações que vão conduzir os jogadores.
O tocador de berimbau, muitas vezes é alguém mais experiente e sempre atento aos movimentos dos jogadores e ao desenvolvimento do jogo, que vai conduzindo com maestria todo aquele momento e cabe à ele incrementar o ritmo, esquentando o jogo ou também saber o momento de intervir quando percebe que limites estão sendo ultrapassados que violam os códigos da própria capoeira.
O berimbau neste momento tem papel fundamental pois os toques é que vão definir o ritmo que todo o jogo será conduzido.
Em qualquer época ou local, se diz que no momento da roda, o céu e a terra se encontram e põem as coisas em movimento. Mesmo que este simbolismo não faça parte de qualquer tipo de ritual dentro da Capoeira, ali ao pé do berimbau, é onde se silencia, para se acordar para a música... Para ouvir a si mesmo, ouvir o que diz a música que muitas vezes traz dicas ao jogador.
Mesmo que seja sem querer, há quem reze ao pé do berimbau (como em sinal de reverência) antes de ir jogar, tornando este momento especial nas rodas.
O canto, composto por solista e pelo coro , é um complemento do conjunto sonoro montado nas rodas e com repetições freqüentes , características da música da capoeira, são entoados chulas, refrões, falaando do jogo que ali se desenrola, da atitude dos jogadores e de fatos da história.
Aos capoeiras atentos, muito mais acontece nas rodas do que os olhos podem ver... Há que se abrir também o coração e se deixar levar pela música e poder então assimilar este momento mágico para muitas pessoas.
Fonte: http://voltadomundo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário