quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Importância da capoeira é destacada na Câmara de Salvador

José Serafim, o mestre Geni, presidente da Federação de Capoeira da Bahia (Fecaba), ocupou a Tribuna Popular da Câmara durante a sessão ordinária na tarde desta segunda-feira (19). Ele pediu o apoio da Casa Legislativa e expôs a sua preocupação sobre a obrigatoriedade da formação superior para o ensino da capoeira nas escolas.
Mestre Geni protestou sobre a exigência e pediu auxílio dos vereadores para que o direito de ensinar a arte da capoeira possa ser mantido. "A capoeira no mundo só perde para o futebol. Hoje exigem que o capoeirista seja formado em Educação Física, amanhã vão querer que a bahiana que vende acarajé, seja formada em Economia", desabafou.
O capoeirista relembrou a importância histórica da capoeira usada como defesa na luta pela independência da Bahia e na Guerra do Paraguai. Também fez questão de recordar nomes de destaque na arte que já é reconhecida como um patrimônio cultural imaterial do Brasil. Mestre Pastinha e mestre Bimba foram mencionados com respeito e admiração por sua valorosa contribuição. O capoeirista contou com o apoio do mestre João de Barro que também esteve presente na sessão.

Apoio e reconhecimento

O vereador Gilmar Santiago (PT), que integra a Frente Parlamentar em Defesa da Capoeira na Câmara, criticou a intenção de transformar a capoeira em esporte. Na próxima quarta-feira (21) a Frente, que tem como presidente o vereador Luiz Carlos (PRB) se reunirá para debater este e outros assuntos. 
O vereador Everaldo Augusto (PCdoB) em seu pronunciamento fez questão de ressaltar a ancestralidade da capoeira e sua importância como contribuição para a formação do povo brasileiro. "A capoeira é dança, arte, luta marcial, mas acima de tudo é identidade do nosso povo. Precisamos criar políticas públicas no âmbito Municipal, Estadual e Federal. O vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) comparou as pessoas que perseguem ou não reconhecem o valor histórico da capoeira nos dias atuais à figura do capitão do mato, que perseguia os negros na época da escravidão. Outros vereadores como Marcell Moraes (PV); Leandro Guerrilha (PSL); Sílvio Humberto (PSB); Pedrinho Pepê (PMDB); Suíca e Arnando Lessa (PT), se manifestaram em apoio à causa dos capoeiristas.  
Fonte:http://www.cms.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário