Fonte: Conteúdo retirado do Facebook.
sexta-feira, 30 de agosto de 2013
4º Encontro de Capoeira reúne mais de 600 pessoas.
Com o apoio da Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste, o 4º Encontro de Capoeira, organizado pela Associação de Capoeira da cidade com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, reuniu mais de 600 capoeristas e população em geral. O evento gratuito teve batizado, troca de cordas, palestras e apresentações. O objetivo foi a troca de experiências entre os participantes da categoria e demais interessados.
Segundo mestre de capoeira e organizador do encontro, Luís Vanderlei Augusto, o Luisão, os dois dias de evento foram positivos. "Foi um evento ótimo. As pessoas elogiaram as atividades. Entre os dois dias não esperava um grande público, mesmo com uma oficina cancelada por motivo de doença do palestrante. Queremos oferecer mais ano que vem. Quero agradecer a Secretaria de Cultura e Turismo e os capoeiristas", disse.
No sábado (23), o evento contou com oficinas sobre toque de berimbal, maculelê, pandeiro, atabaque e curso de Angola no Clube dos Cavaleiros. Já no domingo o Teatro Municipal Manoel Lyra contou com batizado, troca de cordas, roda de Angola, roda livre para mestres e convidados.
Confederação Brasileira de Capoeira divulga lista de convocados. Quatro são de Alta Floresta.
A Confederação Brasileira de Capoeira divulgou a lista dos convocados para o 16º Campeonato Brasileiro de Capoeira, será realizado nos dias 06, 07, e 08 de setembro de 2013, na cidade de Belém, estado do Pará.
O evento faz parte do Calendário Nacional Desportivo de Capoeira.Fazem parte da lista de convocados os atletas Edione Ferreira Dias, Leandro Caetano, Lorraine Vieira Paes e Marcio Valestro da Silva “Farol”.
Além deles foram convocados os atletas Messias Dallene Castelo e Arlan Dias Leite, Ambos de Paranaita. De Nova Monte Verde foi convocado o atleta Franchesco Rodrigues.
Todos eles integrarão a Seleção Matogrossense de Capoeira.Os atletas terão até o dia 02 de setembro de 2013 para confirmarem suas inscrições.
O Valor será de R$ 100,00 (cem reais), e deverão ser depositados na conta da Confederação Brasileira de Capoeira.
A Seleção do Mato Grosso partirá da cidade de Cuiabá-MT, no dia 04 set 2013, às 00h30, com retorno previsto na cidade de Cuiabá no dia 10 set 2013.
quinta-feira, 22 de agosto de 2013
Importância da capoeira é destacada na Câmara de Salvador
José Serafim, o mestre Geni, presidente da Federação de Capoeira da Bahia (Fecaba), ocupou a Tribuna Popular da Câmara durante a sessão ordinária na tarde desta segunda-feira (19). Ele pediu o apoio da Casa Legislativa e expôs a sua preocupação sobre a obrigatoriedade da formação superior para o ensino da capoeira nas escolas.
Mestre Geni protestou sobre a exigência e pediu auxílio dos vereadores para que o direito de ensinar a arte da capoeira possa ser mantido. "A capoeira no mundo só perde para o futebol. Hoje exigem que o capoeirista seja formado em Educação Física, amanhã vão querer que a bahiana que vende acarajé, seja formada em Economia", desabafou.
O capoeirista relembrou a importância histórica da capoeira usada como defesa na luta pela independência da Bahia e na Guerra do Paraguai. Também fez questão de recordar nomes de destaque na arte que já é reconhecida como um patrimônio cultural imaterial do Brasil. Mestre Pastinha e mestre Bimba foram mencionados com respeito e admiração por sua valorosa contribuição. O capoeirista contou com o apoio do mestre João de Barro que também esteve presente na sessão.Apoio e reconhecimento
O vereador Gilmar Santiago (PT), que integra a Frente Parlamentar em Defesa da Capoeira na Câmara, criticou a intenção de transformar a capoeira em esporte. Na próxima quarta-feira (21) a Frente, que tem como presidente o vereador Luiz Carlos (PRB) se reunirá para debater este e outros assuntos.
O vereador Everaldo Augusto (PCdoB) em seu pronunciamento fez questão de ressaltar a ancestralidade da capoeira e sua importância como contribuição para a formação do povo brasileiro. "A capoeira é dança, arte, luta marcial, mas acima de tudo é identidade do nosso povo. Precisamos criar políticas públicas no âmbito Municipal, Estadual e Federal. O vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) comparou as pessoas que perseguem ou não reconhecem o valor histórico da capoeira nos dias atuais à figura do capitão do mato, que perseguia os negros na época da escravidão. Outros vereadores como Marcell Moraes (PV); Leandro Guerrilha (PSL); Sílvio Humberto (PSB); Pedrinho Pepê (PMDB); Suíca e Arnando Lessa (PT), se manifestaram em apoio à causa dos capoeiristas. Fonte:http://www.cms.ba.gov.br
Livro Capoeira Camará
O livro Capoeira Camará surgiu de um convite da ilustradora Graça Lima ao autor Cesar Cardoso. O escritor nunca praticou capoeira, mas convivia com rodas por meio dos amigos a quem ele dedicou o trabalho. Além disso, Cesar precisou pesquisar bastante sobre o tema antes de escrever a história.
O livro conta a história de Ana Olívia, uma menina que conhece um simpático professor de capoeira, Mestre Sorriso. Ele a leva para conhecer lugares e pessoas muito interessantes, usando um berimbau mágico para viajar no tempo, para séculos atrás. O objetivo é mostrar à menina o surgimento da capoeira, trazida ao Brasil pelos escravos, o porquê de ela ter sido perseguida e seu desenvolvimento até os dias de hoje.
Capoeira Camará trabalha questões históricas e culturais brasileiras de forma lúdica, fazendo o jovem refletir sobre alguns aspectos importantes de nossa história e do nosso dia a dia como sociedade.
Festival de Capoeira dos Jogos da Cidade ocorre no CE Mané Garrincha
O Centro Esportivo Mané Garrincha será sede de um dos eventos dos Jogos da Cidade. O Festival de Capoeira vai acontecer no local em 25 de agosto, a partir das 8h.
Constituído por apresentações ensaiadas, o Festival também permite a participação de capoeiristas menores de 16 anos, já que não inclui lutas. Os integrantes das três equipes mais bem colocadas vão receber medalhas. A equipe campeã e vice-campeã também receberão troféus.
Durante a apresentação, serão avaliados uniforme, tradição, ritmos, volume de jogos e técnica. As notas obtidas nos quesitos tradição, volume de jogo e ritmo são utilizadas como critérios de desempate.
Adriana Molina, coordenadora dos Jogos, conta que o mês do festival não foi escolhido ocasionalmente: “como agosto é o mês do folclore, resolvemos incluir o Festival de Capoeira neste período”, afirma Adriana, fazendo referência às origens folclóricas da modalidade. “Hoje em dia, esse esporte vem sendo praticado em diversas ONGs, proporcionando uma atividade física completa. Outra vantagem da capoeira é o fato de todos terem possibilidades de praticá-la”, detalha.
A capoeira passou a ser incluída nos Jogos da Cidade em 2006. Na primeira edição do Festival, mais de 200 competidores participaram das apresentações.
quarta-feira, 14 de agosto de 2013
Caçadorense conquista título em desafio de capoeira.
Luiz Henrique Caetano ficou em 1º lugar na categoria infantil – 10 a 14 anos
Neste final de semana, a equipe Grupo Capoeira Brasil, através do professor Joel Caetano e alunos, participou do 2º Desafio Life de Capoeira, na cidade de Campina Grande do Sul (PR). O evento reuniu praticantes de toda a região Sul do Brasil.
Nas disputas o caçadorense Luiz Henrique Caetano ficou em 1º lugar na categoria infantil – 10 a 14 anos. Sem perder uma luta, Luiz venceu com personalidade o evento, representando Caçador novamente com título. Ele já conquistou dois Catarinenses, dois Brasileiros, três Campeonatos internacionais disputados no Brasil e dois campeonatos na Europa (França e Alemanha).
Outros caçadorenses na disputa do Desafio foram: Leandro Matheus Negretti, 4º lugar na categoria Adulto, e Ronaldo Moraes, 5º lugar também na categoria Adulto.
Fonte: http://www.cacador.net
Capoeira pode virar esporte olímpico.
A capoeira é praticada hoje em mais de 160 países, mas aqui no Brasil os mestres têm encontrado dificuldade para expandir a arte e atrair novos adeptos. Enquanto isso, os estrangeiros se organizam no intuito de transformar a luta em esporte olímpico. Uma federação internacional de capoeira já fez um pedido ao comitê responsável. Enquanto isso no Brasil, profissionais e pesquisadores da área acreditam que a modalidade está perdendo força.
Assista ao vídeo.
Assista ao vídeo.
Fonte : http://noticias.band.uol.com.br
sábado, 3 de agosto de 2013
3 de Agosto dia do Capoeirista.
Fonte do Texto : bibliotecadacapoeira.blogspot.com
Hoje, 03 de agosto, é celebrado o
"dia do capoeirista", uma data comemorativa que se popularizou entre
os capoeiristas de todo o Brasil. Resolvi pesquisar um pouco mais sobre essa
dia e fazer algumas reflexões.
Antes que alguém diga, minha intenção não é desvalorizar essa data, pelo contrário, tenho um respeito profundo demais pela capoeira, quem me conhece sabe disso, para tentar fazer algo que diminua seu valor. Porém, gosto de estudar e analisar as coisas. Procuro sempre compreender aquilo que me cerca e se desconheço algo, procuro conhecer. Uma data como essa não podia passar batido.
Bem, o ponto de partida da minha
reflexão se inicia com um questionamento acerca dessa data: já que temos muitas
datas importantes na capoeira que poderiam marcar essa comemoração, por que
especificamente o dia 03 de agosto foi escolhido?
Pensei um bocado tentando identificar o
que haveria acontecido de relevante para a capoeira nesse dia, a ponto de ser
instituído como o dia do capoeirista. Dei uma vasculhada na memória e na
internet buscando algum fato histórico que tenha acontecido nessa data, mas não
encontrei nada. Na internet existem vários comentários nesse mesmo sentido, mas
nenhuma explicação satisfatória.
A primeira dica surgiu quando localizei
a norma jurídica que provavelmente deu origem a essa comemoração. É a Lei nº
4.649 de 07 de agosto de 1985 do estado de São Paulo e de autoria do deputado
Tonico Ramos.
Analisando os fatos, percebe-se que
provavelmente a escolha da data foi aleatória, ou refere-se a alguma
peculiaridade da capoeira paulista (camaradas paulistas, se souberem algo
relativo ao assunto, estamos interessados em saber).
Tentei localizar o projeto de lei no site da
Assembléia Legislativa de São Paulo, mas o projeto não existe digitalizado, então
só dá pra consultar indo lá pessoalmente. Talvez com a leitura da
justificativa e os fundamentos do projeto dessa lei seja possível encontrar
algo relativo a escolha da data.
Reparem que a legislação é estadual e
não nacional como muitos pensavam (inclusive eu). Assim, as comemorações em
tese deveriam se restringir ao estado de São Paulo, mas a data caiu no gosto da
capoeiragem e é nacionalmente aceita por muitos como um dia de celebração.
A exemplo de São Paulo, outros estados
e municípios brasileiros também promulgaram leis semelhantes instituindo em
datas distintas o dia do capoeirista, dia da capoeira ou a semana municipal da
capoeira. Abaixo seguem alguns exemplos:
- Lei Estadual nº 3.778 de 15/03/02: institui
o dia da capoeira no estado do Rio de Janeiro em 23/11;
- Lei Municipal nº 8.212 de 05/04/10: institui
o dia da capoeira no município de Florianópolis em 01/08;
- Lei Municipal nº 9.470 de 19/05/04 e
Lei Municipal 8.940 de 08/07/02: institui
a Semana Municipal de Capoeira no município de Porto Alegre entre os dias 1º e
7 de agosto
Aqui no Ceará temos:
- Lei Estadual nº 14.925 de 24 de
maio de 2011: instituiu no estado do Ceará o Dia da Capoeira
em 20 de novembro;
- Lei Municipal nº 9.041 de 21 de
novembro de 2005: instituiu no município de Fortaleza a Semana
Municipal de Capoeira na semana que incidir o dia 20 de novembro.
Há ainda muitos quem consideram o dia
15 de julho como sendo o Dia Nacional da Capoeira, pois foi nessa data que em
2008 o Iphan registrou a capoeira como patrimônio cultural brasileiro.
Paralelamente, encontrei referência ao
dia 03 de outubro como sendo o Dia da Capoeira, mas não consegui localizar o
fundamento jurídico dessa data. Se alguém souber, me avise.
É importante considerar que
para ser uma data comemorativa nacional, a iniciativa deve se dar através
de lei e no Brasil ainda não foi publicada uma lei que trate sobre a
capoeira nesse sentido.
O que existe são projetos de lei que
ainda não foram aprovados, mas estão em trâmite na Câmara dos Deputados ou no Senado
Federal. Fazendo uma busca no site do Senado Federal encontrei 2 importantes
projetos de lei que estão em movimentação e tratam do Dia Nacional da
Capoeira:
- PL 2858/2008 de
autoria do Deputado Carlos Zarattini sugerindo o dia 12 de setembro para ser o
Dia Nacional da Capoeira e do Capoeirista. Este PL foi apensado ao PL 50/2007
que está na pauta da Comissão de Turismo e Desporto;
- PL 7536/2010 de
autoria do Deputado Márcio Marinho sugerindo o dia 20 de novembro para ser o
Dia Nacional da Capoeira. Este PL está aguardando parecer da Comissão de
Educação e Cultura.
Nessa confusão de datas, o que vale é o
que se diz por aí: dia da capoeira é todo dia. E mais importante do que debater
sobre datas, é que cada um de nós capoeiristas saibamos reconhecer o valor que
essa arte ancestral tem e militar todos os dias por sua valorização e
preservação.
Atualmente a capoeira vivencia uma fase
de grande importância em sua trajetória. Dando uma volta ao mundo, a capoeira
foi das senzalas ao Senado. Nesse momento, presenciamos a execução de políticas
públicas específicas para a capoeira, cabendo a nós participar ativamente desse
processo.
O que eu desejo aos camaradas
capoeiras, não só hoje, mas todos os dias, é que sejamos bons de pernada, mas
também bons na papoeira e no debate acerca do futura da nossa capoeira.
Assinar:
Postagens (Atom)