O Mestre Boa voz lançou seu mais novo CD a Boa voz da Capoeira - VOL 4, e alguns amigos e alunos do Mestre falaram um pouco sobre ele e do que acham da vida dele na Capoeira.Confira o vídeo a baixo.
domingo, 19 de janeiro de 2014
quarta-feira, 15 de janeiro de 2014
Salvador sediará um dos maiores festivais internacionais de Capoeira.
O IV Festival Internacional de Capoeiragem, promovido pelo grupo CTE Capoeiragem, acontecerá no Forte da Capoeira – Santo Antônio, de 15 a 18 de janeiro e contará com a presença da elite mundial da capoeira. Em pleno verão da Bahia, Capoeiristas de todos os continentes se farão presentes no evento.

As inscrições acontecerão no local do evento até 30 minutos antes de iniciar as atividades do dia. As oficinas do Espaço Criança serão gratuitas e todos aqueles interessados em ver o evento terão acesso livre no local.
Este tipo de evento atrai capoeiristas do mundo inteiro, pois muitos deles têm interesse em conhecer o local e a cultura onde nasceu a capoeira e de vivenciar experiências com Mestres renomados conhecidos apenas por meio de filmes e/ou livros. A capoeira, que se expandiu nos cinco continentes e em mais de 160 países é a arte/luta/esporte que mais dissemina a cultura brasileira e a língua portuguesa, portanto é um instrumento histórico e educativo muito interessante, afirma Mestre Balão, líder do CTE Capoeiragem e responsável pelo Festival. Ele acrescenta que o objetivo do evento também é fomentar o turismo e a economia do estado incluindo uma nova ferramenta para atração de demanda turística ao calendário oficial e incluir a capoeira nos setores educacionais como atividade lúdico-educativa.
A Capoeira
A Capoeira, originária das populações afro-brasileiras, é uma arte/luta que desenvolve o aspecto psicomotor, educacional e social em todos os níveis sociais e faixas etárias. Ela é o sexto esporte mais praticado no Brasil e foi reconhecida, em 2008, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como patrimônio imaterial da cultura brasileira.
Existem muitas academias de capoeira no exterior e uma popularização da sua música e história. Nos últimos anos, filmes, livros e documentários têm sido apresentados e divulgados com mais intensidade internacionalmente.
A Capoeira vem crescendo como elemento para o fortalecimento da cidadania dos povos do mundo inteiro com projetos que envolvem crianças e adolescentes em situação de risco. Desta forma, a arte/luta tem contribuído muito e pretende continuar ajudando na humanização dos espaços sociais em que ela se desenvolve.
Programação
15/01 (quarta-feira)
19h – Coquetel de abertura
16/01 (quinta-feira)
10h às 12h – Oficinas de Capoeira
15h às 18h – Oficinas de Capoeira e Samba de Roda
19h às 20:30h – Palestra “O Legado de Fred Abreu” com Carlos Eugênio L. Soares
17/01 (sexta-feira)
10h às 12h – Oficinas de Capoeira
15h às 18h – Oficinas de Capoeira e Percussão
19h às 20:30h – Mesa Redonda “O empreendedorismo na Capoeira”, com Mestres
internacionais
18/01 (sábado)
9h às 12h – Tour Capoeirístico da Praça da Sé ao Santo Antônio
15h às 18:30h – Batizado, troca de graduação e formatura
20h – Festa de encerramento
Mestres Oficineiros: Mestre Lua Rasta, Mestre Olavo, Mestre Nenel, Mestre Bamba, Mestre Macaco, Mestre Balão, Mestre Papa e Mestre Dilaho | Samba de Roda: Nalvinha.
Serviço: IV Festival Internacional de Capoeiragem
Data e local: 15 a 18 de janeiro, no Forte da Capoeira – Santo Antônio.
Horário: ver programação
Para esclarecimentos adicionais, favor contatar:
Mestre Balão – 71 9179 0025 | E-mails: mestrebalao@gmail.com
Assinar:
Postagens (Atom)